A escolha do transporte errado pode comprometer um bocado os processos logísticos de qualquer negócio. Pode aumentar os custos e ainda impactar o caráter competitivo de um negócio. Em razão disso, é fundamental verificar com cuidado alguns pontos, antes de bater o martelo na hora de começar uma frota para o seu negócio ou até mesmo renovar a sua.
Confira as 5 dicas do SICOMBUS para ajudar você nessa missão:
1- Entender o tipo de veículo que seu negócio precisa
Este passo pode parecer desnecessário, mas, antes de escolher um veículo de empresa, é fundamental conhecer as necessidades dos serviços que seu negócio oferece.
Por meio de uma avaliação sobre as suas carências, você conseguirá saber, por exemplo:
- O porte do veículo ideal
- O modelo do automóvel
- A quantidade de veículos que formará sua frota
2- Que tipo de carga será transportada?
Materiais de construção? Grãos? Alimentos congelados? E em muitos casos até o transporte de pessoas...
Toda empresa tem sua expertise. Mesmo aquelas que atuam com variados tipos de mercadoria, sempre existe um produto ou serviço que garante a maior parte do faturamento. Por isso, cabe avaliar o veículo que mais se adequa a sua necessidade:
- Mercadorias refrigeradas: veículos com carrocerias ou baús refrigerados que possam manter uma temperatura ideal para a conservação dos produtos
- Mercadorias vulneráveis à luz do sol: veículos com carrocerias ou baús completamente fechados
- Mercadorias em estado líquido: veículos com carrocerias com formatos em tanque
3- [Seminovos] Confira o estado dos veículos
Veículos seminovos são, por motivos óbvios, mais baratos do que os veículos saídos de fábrica. Porém, é importante ficar atento para que o “barato” não saia mais caro. Sendo um equipamento que já foi utilizado, o veículo seminovo possui uma rodagem e algumas peças que podem apresentar sinais de mal funcionamento:
Por isso, fique atento:
- Desgastes de peças
- Documentação
- Quilometragem
Atenção para a quilometragem!
Se ela estiver muito alta, por exemplo, provavelmente muitos itens do veículo precisarão ser trocados em breve (ou o mais rápido possível). Fique atento.
É muito importante, a partir do momento em que se começa a usar os veículos – independente se forem usados ou novos – monitorar como os condutores comportam-se ao volante. Por isso, um software de gestão de frotas pode ajudar bastante neste controle
4- Pesquise sobre a disponibilidade de peças
Este é um dos detalhes mais importantes para avaliar antes da compra do automóvel. Certificar-se sobre a disponibilidade das peças pode evitar que o seu veículo fique parado por meses no pátio da empresa, atrasando trabalhos, diminuindo produção e, consequentemente, causando prejuízos:
- Verifique se a fabricante possui fábrica no país
- Pesquise na concessionária se existe uma reposição frequente de todas as peças
- Saiba se existe alguma peça específica que demora para ser reposta e as causas disso
- Entre em fóruns e sites de reclamação e veja se os proprietários têm problemas nesse sentido
- Se informe com os fornecedores da região sobre a disponibilidade das peças
5- Média do consumo de combustível
Se tem um produto que possui uma grande instabilidade no preço é o combustível. Por isso, é de vital importância saber sobre a média do consumo do veículo desejado. O intuito não é apenas que o veículo seja eficaz nas tarefas as quais será direcionado, mas, também, que não alavanque os gastos da empresa.
Em um segundo momento, após adquirir os veículos, é importante monitorar esse consumo de combustível diariamente, por isso é de suma importância investir em uma plataforma de gestão de combustível prática, eficiente e com um custo benefício acessível.