5 Dicas de ouro para reduzir o custo da sua frota

5 Dicas de ouro para reduzir o custo da sua frota

Sabemos que o gasto de combustível é um dos pilares mais valiosos para o gestor de frotas. Afinal, quando esse ponto é desconsiderado, é comum que empresas levem grandes prejuízos financeiros a longo prazo.

Pensando nisso, o SICOMBUS fez uma lista com dicas de como controlar o combustível de uma frota.

 

1- Periodicidade na Manutenção

Uma das dicas mais valiosas é sem sombra de dúvidas a regularidade na manutenção. Mas, por quê? Porque um veículo em bom estado, dirigido por um bom profissional, certamente gastará muito menos.

Calibragem adequada. Pneus balanceados. Pressão correta. Sistemas elétricos e hidráulicos ajustados. Ter manutenções preventivas é uma boa forma de cortar gastos em qualquer área, sobretudo no transporte. Quando se minimiza riscos e descobre a tempo problemas que poderiam se tornar burocráticos e onerosos, a frota, e, consequentemente, o gestor de frotas são os mais beneficiados no processo a médio e longo prazo.

 2- Planejamento de Rotas

Parece óbvio. Mas muitos gestores e motoristas se esquecem disso: traçar a menor distância entre o ponto de partida e chegada – EM TODAS AS VIAGENS - naturalmente é muito importante.

Para além da distância, o planejamento adequado de rotas também abraça avaliar as condições das estradas/rodovias, uma vez que andar por estradas mal pavimentadas podem doer no carro, no tempo e no bolso do gestor.

Acredite: planejar rotas e acompanhar esse trajeto pode reduzir até 40% do consumo em gasolina, diesel e álcool, te ajudando a fazer um bom controle do combustível para sua frota.

3- Faça uma seleção criteriosa dos Postos

O primeiro ponto é porque o custo-benefício do preço dos combustíveis varia muito, podendo, em alguns casos, oscilar com mais de R$3,00 reais de diferença. Agora faça as contas pela quantidade combustível desperdiçado no período de um mês, por exemplo.

Adultério de produto é outro ponto a ser levado em consideração. Avalie e dialogue com outras empresas, colaboradores e conhecidos para avaliar a qualidade do posto pesquisado por você.

Além disso, fidelizar postos de gasolina como sócios/fornecedores pode se tornar uma estratégia valiosa a longo prazo.

4- Crie uma cultura de BOAS PRÁTICAS

Claro que ninguém se adapta do dia para noite. Mas fomentar e fortalecer boas práticas para os motoristas pode te trazer muitos frutos (e poucos gastos) no futuro:

  •        Encher os tanques de gasolina sempre no fim da noite ou ao amanhecer? Mas, por quê? A temperatura elevada (nos dias de muito sol ou a tarde) tende a expandir o combustível que, por sua vez, fica armazenado embaixo da terra. Por isso, abastecer em temperaturas mais baixas, não há o risco de que um litro de gasolina não seja PRECISAMENTE um litro.
  • Não dirigir em ponto morto. Diferente do que dizem, o ponto morto não diminui o consumo, mas o contrário.
  •         Evitar permanecer na marcha lenta por muito tempo. Além de consumir mais, força o motor do carro.
  •         Guiar o veículo respeitosamente: isso quer dizer dirigir dentro da faixa verde do conta-giros, respeitar os limites de velocidade (evitar as multas) e tentar, sempre que possível, se manter na velocidade econômica (sugerida por cada veículo respectivamente)

Mas como implantar isso? Fixe cartazes, mande um guia via whatsapp diariamente aos motoristas antes das corridas. Premie os motoristas com o menor gasto de combustível mensalmente. Aos poucos, todo mundo se adapta!

5- Tenha a Tecnologia a Favor da Frota

A tecnologia oferece diferentes meios de ajudar uma gestão econômica e eficaz. O SICOMBUS, por exemplo, permite controlar o combustível da frota com maestria. Com a ajuda dele, o gestor pode fazer uma análise dos gastos de cada carro por quilômetro percorrido. Para muito além disso, o SICOMBUS:

  •         Pode emitir requisição de manutenções e demais serviços efetuados no veículo, ajudando a gerenciar outros custos com transporte;
  •         Possui rastreamento via GPS através do aplicativo do motorista, que permite gerenciar a rota seguida pelo carro, as paradas, entre outras coisas;
  •         Consegue mensurar a média de consumo real através do cálculo de tanque cheio.
  •         Gestão de entrega – Controle completo do embarque à entrega no cliente.
  •         Requisição de combustível Digital: o SICOMBUS digitaliza e aperfeiçoa o seu processo interno e externo de gestão de combustível! 

Quer saber mais ? Conheça o SICOMBUS

Compartilhar: