Dia a Dia do Caminhoneiro: 5 dicas para te proteger na estrada!

Dia a Dia do Caminhoneiro: 5 dicas para te proteger na estrada!

Quem trabalha na estrada sabe como são importantes os cuidados com o caminhão. E os prazos de entrega muitas vezes curtos, por exemplo, acabam por colocar algumas cautelas com o seu veículo (que também é sua ferramenta de trabalho de lado) – e isso não deveria acontecer!

Por isso, o SICOMBUS levantou alguns cuidados básicos para proteger o seu veículo durante as viagens e, mais do que isso, garantir que o condutor passe por maus bocados nesse caminho:

 

1. Drenagem do tanque de combustível

Quando submetido a uma grande variação de temperatura, o óleo diesel costuma produzir umidade em excesso. A água que se acumula pode criar pontos de ferrugem no interior do tanque, acelerando o desgaste do material.

Como evitar esse problema: ao viajar para locais de clima úmido, realize a drenagem do tanque na volta. Outra solução viável para minimizar os danos no tanque do seu caminhão é tentar deixar o seu tanque sempre abastecido.

Você sabe o que é gestão de abastecimento?

 

2. Calibragem dos pneus

Na hora de verificar a pressão dos pneus, esqueça a velha marreta. Procure um calibrador eletrônico, muito mais preciso e seguro. Para que seus pneus durem bastante, não rode com peso excessivo e procure fazer o rodízio no prazo indicado pelo fabricante.

 

3. Manutenção do sistema de freios

Essa dica é estritamente importante! Vocês já devem saber que o sistema de freios dos caminhões é muito mais complexo do que de carros de passeio convencionais. Além de atenção para as pastilhas, é preciso avaliar com certa constância o estados das lonas (que também se desgastam).  

Outra questão importante: a pressão do sistema hidráulico. Vazamentos podem levar a perda dos freios e, na estrada, causar acidentes graves!

E lembre-se: rode sempre engrenado e maneire na velocidade durante a viagem.

 

4. Checagem do nível de óleo

As trocas de óleo devem ser realizadas a cada 5 mil quilômetros. Se esse prazo for muito extrapolado, o lubrificante começa a engrossar e perder eficiência, fazendo o motor se esforçar muito manter a rotação. O óleo é também responsável por diminuir o atrito das peças metálicas – e isso só acontece quando ele não está VENCIDO!

 

5. Calibragem dos pneus

Na hora de verificar a pressão dos pneus, esqueça a velha marreta. Procure um calibrador eletrônico que é muito mais preciso e seguro.

Atenção: evite rodar com peso excessivo e não se esqueça do rodízio dos pneus no prazo devido! Em média, é recomendável fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros.

 

E a sua empresa, já tem um sistema de gestão de combustível? Conheça o SICOMBUS!

 

Feito isso, hora de seguir a sua viagem muito mais tranquilo e seguro!

 

 

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