Planejamento Estratégico para Frotas: saiba como fazer

Planejamento Estratégico para Frotas: saiba como fazer

Conforme o gestor de frotas avança com suas atividades e equipe, mais fácil ele consegue perceber quais ações e práticas estão dando bons resultados e quais não.

Mas o gerenciamento de frotas vai muito além isso. Ela envolve coleta de dados, percepção de gastos e entendimento da área em suas minúcias e, a partir disso, a criação de um planejamento semestral ou anual para orientar – tanto colaboradores quanto líderes – que rumos seguir para que se atinja os objetivos propostos.

Por isso, o SICOMBUS fez uma lista para ajudar você, gestor de frotas, a preparar um planeamento estratégico objetivo, claro e assertivo.

 

1-           Diagnóstico

A primeira coisa a se fazer é acesse o histórico e seus relatórios e buscar informações que podem ser valiosas para a projeção futura:

             Qual gasto total durante o ano?

             Que área consumiu mais recurso?

             Quais os pontos fracos?

Esse levantamento geral pode te trazer indicadores que necessitam de mais atenção especial, por exemplo.

 

2-           Sondar Concorrentes

Benchmarketing não é crime, mas muito pelo contrário. Avaliar como os seus concorrentes do setor – ou até de nichos parecidos – estão se comportando pode gerar vários insights e soluções ágeis para implementar na sua frota e na sua equipe.

Conhecer esses dados pode dar a você previsibilidade e a possibilidade de estruturar ações estratégicas para que a sua empresa se sobressaia mesmo diante de crises e da concorrência.

3-           Definir Metas

Essa parte é fundamental no planejamento. Mas poucos gestores de frota de fato trabalham com projeções mensuráveis – e este pode ser o diferencial da sua gestão. Uma boa dica é relacionar objetivos com KPI’s, por exemplo:

             GAP: nossos veículos ficaram muito tempo na manutenção parados.

Objetivo: reduzir o tempo da frota na manutenção

             GAP: tivemos muita rotação de motoristas no último ano

Objetivo: fortalecer a cultura da empresa, valorizar e bonificar os motoristas com um sistema de pontos.

Claro, as metas precisam sempre ser baseadas nos dados que você já tem. Criar números megalomaníacos sem fundamento ou análise só irá gerar frustração e quebra de expectativas.

4-           Calendário de Treinamentos

Além de servir para engajar a sua equipe de motoristas, definir um calendário de atividades e treinamentos influencia diretamente nos seus custos com a frota, reduzindo acidentes, multas por atrasos na entrega e gastos com manutenção. Mas que tipo de treinamentos?

Curso relacionado ao APP de Gestão de Combustível: a grande maioria dos gestores de frota utiliza uma plataforma de gestão. Por sua vez, entender do mecanismo desse sistema facilita a vida dos colaboradores e, claro, melhores resultados. 

Cursos de Direção Defensiva: colabora com o seu objetivo de evitar acidentes e protege a sua carga; Entre outros.

5-           Controle das Documentações

Um item muitas vezes negligenciado nos planos de gestão é a documentação. Caso você sinta dificuldades de acompanhar as datas de vencimento, considere contar com controles automatizados como o do SICOMBUS para alertar sobre essas datas e possibilitar um acompanhamento mais apurado para manter a documentação da sua frota sempre em dia. 

Compartilhar: