4 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO GESTOR DE FROTAS

4 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DO GESTOR DE FROTAS

 

Mesmo que o time tenha um sistema digital e completo de gestão de frotas, sem um responsável qualificado para gerir essa equipe e esses completemos, nada adiantará. É por isso que o Gestor de Frotas é tão importante!

Quem é esse Gestor de Frotas?

Este profissional é o responsável por coordenar e organizar todas necessidades e estruturas ligadas à frota da empresa. É ele quem articula as operações dos motoristas e suas respectivas demandas e entregas e, consequentemente, articula para que eles cheguem com excelência em seus destinos

O Gestor de Frotas também controla e planeja os gastos dos veículos, além de conferir a manutenção a eficiência da frota.

Pensando nesse importante protagonista no âmbito das frotas empresariais, o SICOMBUS resolveu elencar 4 SKILLS que esse profissional precisa ter!

 

Mas, afinal, que competências essenciais o Gestor de Frotas precisa ter?

1-     Organização

Habilidade fundamental na rotina desse profissional. São diversos fluxos de trabalho, colaboradores e cuidado com os detalhes das operações – o tempo todo. Em razão disso, para que as atividades não fujam do controle, ter uma rotina de organização é ESSENCIAL.

A plataforma de gestão de frotas ajuda? Sim – e muito. Mas sem um profissional organizado, nenhum aparato tecnológico ou funcional será útil o suficiente.

 

2-     Perfil Motivador

Sabe aquele profissional que consegue emanar confiança para os outros e unificar a equipe em objetivos comuns? Pois é: ele é o motivador. Gestores de frota precisam construir um bom relacionamento com os colaboradores para garantir os profissionais sempre estejam engajados, garantindo uma maior produtividade do grupo.

A pessoa à frente da Gestão de frotas tem que ser também o líder que se preocupa com o desenvolvimento dos motoristas e equipe, ofertando cursos e treinamentos para capacitar e reconhecer esse time. Isso é valiosíssimo!

 

3-     Focar nos resultados

Para se atingir objetivos, é preciso fazer um planejamento coeso: alinhar novas estratégias, acompanhar e preparar a equipe para os desafios e definir ações de redução de custos.

Essa skill necessária ao líder de frotas, para muito do resultado em si, tem a ver com a capacidade de otimizar o desempenho da área e, a partir disso, achar soluções para potencializar as entregas. O resultado é consequência de tudo isso!

 

4-     Conhecimento de Mercado

Um bom gestor sabe reconhecer mudanças e está sempre atento as atualizações do mercado. Quais são as novas tendências no setor de frotas? Que aparatos tecnológicos podem facilitar a minha empresa? Que novas leis interferem ou influenciam no meu negócio?

Tirar uma hora por dia para se manter informado, reaprender processos de um jeito novo ou dialogar com as outras áreas da empresa é uma SKILL extremamente eficaz, principalmente para reconhecimento e, quem sabe, até mesmo promoção no cargo.

 

Compartilhar: